sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Carlos Vergara - "A Arte como discurso ligado ao pensamento"



Inaugurou ontem, para convidados (e hoje para o público), no Museu de Arte Moderna do Rio, a exposição "Carlos Vergara: a dimensão gráfica - Uma outra energia silenciosa". Contando com 200 obras do artista, em trabalhos que vem da década de 60 até os dias de hoje.

Segundo o próprio Vergara, "as gavetas foram abertas", revelando-se o trabalho deste profícuo representante das artes plásticas do país; onde desenhos pequenos e de grande porte aportam na sala monumental do MAM. A sala monumental por sinal, trabalho do magnífico Afonso Eduardo Reidy (a quem devo pôr entre aspas por aqui, mas ainda não o fiz); absorvem muitíssimo bem os trabalhos de Vergara, onde a luz natural oferece a iluminação adequada aos trabalhos, aproveitando-se mais, inclusive, os dias de horário de verão carioca.


Desde 1972 sem expor no museu, Vergara convida a todos os cariocas não só à sua exposição; como também, outras de muito bom calibre, como a de Iole Freitas, na Casa França Brasil, pois segundo o próprio artista; "o olho é uma porta para a poesia também".

Serviço:

Museu de Arte Moderna

Av. Infante Don Henrique 85, Aterro do Flamengo/ tel 2240-4944/ terça a sexta, do meio-dia às 18h./ Sáb. a dm. e feriados, do meio-dia às 19h./ Grátis (até 12 anos) e R$8,00 (com meia entrada)./ Dom. ingresso família, pagando-se R$8,00 para todos.

Crédito das imagens: extraídas da internet, sendo a foto do artista, de Amilcar Packer

Nenhum comentário: