sexta-feira, 30 de abril de 2010

58º CONEG: UNE finaliza o encontro sem apoio a candidatos

58º CONEG: UNE mantém independência

A UNE decidiu em votação que marcou o final do 58º Conselho de Entidades Gerais que se manterá independente e não apoiará candidato nas eleições para a presidência da República. A decisão, afirmou Augusto Chagas, presidente da entidade, foi tomada em nome da unidade do grupo.

A discussão sobre a sucessão do presidente Lula encerrou o 58º Conselho de Entidades Gerais (CONEG da UNE), realizado de 22 a 25 de abril no Rio de Janeiro. Foram três dias de intensos debates, nos quais estudantes e convidados discutiram a educação – privada e pública no que se refere ao acesso, manutenção, financiamento-, além de temas como saúde, meio ambiente, diversidade, comunicação, tecnologia e, entre outros, política. Tudo com o objetivo de elaborar o Projeto Brasil, com propostas dos estudantes para os candidatos às eleições presidenciais.

"Quem deve ter candidatos numa disputa eleitoral são os partidos políticos. A UNE deve contribuir com aquilo que há de mais valioso na nossa trajetória, que são as propostas”, afirmou. Mas salientou que os estudantes não ficarão de fora do debate. “Nós vamos lutar para que o Brasil não retroceda a determinadas políticas que, na nossa opinião, são negativas".

A expectativa era de que fosse votada uma moção de apoio à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, defendida por uma corrente minoritária na UNE. “Conseguimos reafirmar a independência e a pluralidade da UNE. Houve três sugestões em relação ao Projeto Brasil, que tiveram o mesmo tempo de defesa. Os delegados decidiram. A instituição só tem o prestígio que tem porque sempre conseguiu pautar as grandes questões nacionais, aquilo que interessava à maioria da população, e porque conseguiu conviver com as diferentes opiniões”, declarou Chagas. A proposta aprovada pela maioria dos 300 delegados faz críticas ao discurso neoliberal que ainda sobrevive no país. Esse é um consenso: a luta pelo Estado forte, oposta à política neoliberal do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

* Sobre o projeto Brasil
É o documento que atualizará a opinião da UNE sobre temas como Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Cultura, Esportes, Saúde, Comunicação, Meio-Ambiente, Democracia, entre outros, com o objetivo de pautar a sociedade brasileira, além de subsidiar o debate de idéias do segundo semestre de 2010, ano de eleições presidenciais.
Informações extraídas do site da UNE

Nenhum comentário: