sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sobre um grafite de Marcelo Ment na Vila da Penha

No final da pequena Rua Frizia, quase esquina com a Rua Ápia, Vila da Penha -bairro da zona norte do Rio; encontra-se este grafite de Marcelo Ment, em homenagem a Bezerra da Silva.

Já conhecia este grafite bem antes de ter tido o prazer de conhecer o Ment pessoalmente. E sempre me cobrava pelo fato de não tê-lo fotografado ainda. Pois para uma obra de arte urbana, exposta às intempéries; somente uma foto para registrá-la efetivamente.

A obra de um controlado e bem elaborado jogo de cores e formas, remeteu-me, em seu formato, a um brasão. A figura central, em primeiro plano, em tons pastéis e sobre fundo azulado de uma favela estilizada; traz um Bezerra que porta o seu cavaquinho de forma firme e com muita personalidade - bem como a sua postura em muitas de suas composições. O brasão é fechado, com uma faixa abaixo, com uma única palavra - PAZ, que dispensa maiores comentários. Ladeando a figura de Bezerra, ramas de flores reafirmam no grafite a homenagem que se quer fazer ao artista. Um detalhe interessante - o pingente no cordão de ouro é uma pequena lata de spray - numa metalinguagem pura e sofisticadíssima!

Esta obra é importante pois fala de nossa cultura, tão esquecida nos livros estudantis e nos livros de conhecimentos gerais, que deveriam falar dos artistas que estão fora dos meios tradicionais de exposição, assim como o são, os próprios grafiteiros; para que os conhecêssemos devidamente. Por isso e o todo mais do grafite, cabe aqui entre aspas.

Nenhum comentário: