sábado, 22 de novembro de 2008

O lado crítico dos internautas: o boca-a-boca virtual.

O lado nerd e muitas vezes, o aspecto de recluso ao mundo, que são atribuídos aos internéticos, podem trazer consigo outros componentes, que nos ajudam a elucidar este contemporâneo personagem destes tempos pós-modernos.
Um exemplo pode ser visto em determinadas tribos de consumo, que se formam e aglutinam em sites de relacionamento como o Orkut, posicionando-se de forma crítica quanto a marcas e produtos.
Lá, elegendo marcas e serviços, trocando informações quanto aspectos negativos e até mesmo positivos, formatam-se como verdadeiros formadores de opinião.
Um exemplo pode ser extraído do "Toddy é bem melhor que Nescau", que manisfestam não só suas insatisfações como principalmente, seus contentamentos e age assim, de forma gratuita e livre, a expressão de seu pensamento, que neste caso, agracia a referida empresa de chocolatados.
A relevância deste livre expressar pode ser visto no posicionamento de empresas como o Boticário, Pepsi, Coca-Cola, Grupo VR, Bradesco, Banco Real e Wal-Mart, que monitoram os internautas formadores de opinião, que falam de suas marcas.
Assim, as empresas aprendem com essas comunidades, que são ótimos termômetros para captar informações com seus consumidores e de quebra, verifica-se ainda, que pode existir vida inteligente sim, na internet, pois a questão não é a ferramenta, mas o adequado manuseio que se faz dela.

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